Existem próteses especificas, no caso do homem, para aumentar o relevo do músculo peitoral. São próteses com um formato próprio, que não têm nada a ver com as próteses para mulheres, são feitas de gel coesivo de silicone com uma duração permanente, existindo vários tamanhos, embora com pequena variação e em menos variedade do que nas próteses de mulher. Há homens que, mesmo com muito trabalho de ginásio, não conseguem desenvolver os músculos peitorais, ou estão insatisfeitos com o desenvolvimento dos mesmos, apesar de tanto exercício. Existem ainda situações de malformações congénitas com ausência do musculo peitoral, podendo ser também resolvidas com este tipo de próteses.
Esta alteração, seja qual for a causa, pode causar traumas psicológicos e complexos desnecessários.
A cirurgia é realizada sob anestesia local, sem internamento nem anestesia geral, não se toca na glândula mamária e a prótese é colocada através de uma pequena incisão localizada na axila. A prótese é colocada por trás do musculo peitoral (retro peitoral) e é feita do mesmo material de silicone como as das mamas, mas com formas diferentes, próprias para o peitoral do homem.
O resultado é imediato, vê-se logo, mas vai haver todo um processo normal do pós-operatório com inchaço e “negro” que vão desaparecendo progressivamente começando a estar normalizado ao fim de um mês e estabilizando entre os três a seis meses.
Andar, caminhar tomar duche a partir do dia seguinte. Ginásio com tapete/passadeira a partir de 1 a 2 semanas. Todo o tipo de exercício a partir das 4 semanas
Pode-se apanhar Sol a partir das 3-4 semanas, SENDO necessário o uso de protetor solar com ecrã total. Nadar no mar ou piscina só 4 semanas depois.
Geralmente não há dores, mas se houver, cedem aos analgésicos prescritos.