O que é o laser?
O laser é uma tecnologia muito usada em medicina estética. Consiste na utilização de um dispositivo, mais ou menos sofisticado, que, através de um «efeito térmico», é capaz de desencadear uma determinada reacção nos tecidos do corpo. Há lasers para depilação, para remover tatuagens, para tratar os derrames vasculares e lasers para tratar as alterações estéticas da pele propriamente ditas.
Para que serve o laser?
Em medicina estética o laser é utilizado para tratar cicatrizes de acne, rugas, “sinais”, lentigos, «manchas», queratoses actínicas, cicatrizes e coloides, entre outros. Pode ser feito no corpo, em lesões pontuais, (por exemplo nas «manchas» das mãos) mas é acima de tudo útil no rosto, no chamado resurfacing.
O laser, à semelhança de um peeling ou de uma dermoabrasão, causa uma «agressão» controlada da pele de forma que posterior surja a renovação da mesma. O laser tem indicações e protocolos muito específicos.
Como fazemos laser?
Previamente o paciente tem de ser estudado na consulta para que se seleccione o protocolo adequado que está dependente do tipo e cor da pele, da idade do paciente e da condição a tratar e sua respetiva extensão e localização.
O laser realiza-se em consultório e é bem tolerado e rápido. Pode ser necessário fazer uma anestesia local nas áreas mais sensíveis como os lábios. Quanto maior a área a tratar e mais grave o problema, mais tempo demorará a recuperação completa da pele, que rondará os 3 a 5 dias.