O que é o microneedling?
O microneedling consiste em deslizar pela pele um pequeno rolo portátil coberto por numerosas e finas agulhas alinhadas, que «perfuram» as camadas superficiais da epiderme. Quando as agulhas «rolam» sobre a pele são abertos múltiplos canais que a tornam mais permeável permitindo, simultaneamente, induzir a produção de colagénio.
Para que serve o microneedling?
O microneedling é um procedimento minimamente invasivo que não causa dor. Pode ser feito na face ou no corpo em todos os tipos e cores de pele e em qualquer altura do ano. As principais indicações são rugas finas, «falta de brilho na pele» (elastose) e cicatrizes (como as causadas pelo acne) mas também flacidez, estrias e celulite.
Quanto mais longas forem as agulhas mais profundos são os «canais» abertos na pele e mais em profundidade é possível tratar as diversas condições. O microneedling também se utiliza para potenciar diferentes outros tratamentos exactamente através da sua capacidade de «nutrir» a pele.
Como fazemos o microneedling?
Na clínica milénio o microneedling é incorporado em procedimentos tão diversos como os peelings, a mesoplastia, a hialoestrutura e o método milenio de rejuvenescimento.
Entendemos o microneddling como uma espécie de mesoterapia, pois permite que determinadas substâncias atravessem a barreira cutânea para chegarem ao local onde a sua acção deve ser exercida, mas quase sem invasibilidade.
Por outro lado pretendemos que o microneedling origine nos tecidos um «traumatismo suave» pois as micro-punções quebram de forma microscópica alguns vasos sanguíneos situados abaixo da superfície cutânea. Quando o sangue coagula, fica criado o ambiente adequado para a formação de novo colagénio e elastina, os elementos fundamentais para que a pele tenha (e mantenha) uma aparência jovem.
Aqui reside a diferença relativamente ao laser, aos peelings e à microdermoabrasão, em que a pele é «agredida» de forma controlada e «descama».