Trata-se de uma cirurgia de rejuvenescimento ou remodelação da região palpebral com a característica de ter uma pequena cicatriz nas pálpebras, impercetível, com uma técnica desenvolvida e divulgada em todo o Mundo pelo Dr. Ângelo Rebelo.
A indicação para esta “mini” cirurgia é a existência de “papos nos olhos”, maioritariamente nas pálpebras inferiores, podendo em casos mais raros ocorrer também ou só nas pálpebras superiores.
É uma situação, relativamente frequente, que tanto pode ocorrer em homens como em mulheres e pode surgir em qualquer momento da vida ou em qualquer idade.
Pode-se ir acentuando ao longo dos anos, mas a predisposição já existia, maioritariamente de causa genética (de nascença podendo ser ou não hereditário). Existem casos em que ninguém na família apresenta “papos”, e outros em que é quase uma “marca” de família. Pode também ser causada por doenças, medicação, mas a mais preponderante é a genética.
Esta cirurgia tem indicações muito especificas retirando o excesso de bolsas de gordura, sem tirar pele, sem causar qualquer tipo de deformação, alteração da expressão ou do formato dos olhos.
É muito importante que não tenha uma expectativa diferente do resultado que se pode alcançar ou que espere que seja a cirurgia a resolver problemas de outra natureza.
Fatores como a idade, genéticos, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais, entre outros, poderão deixar, como consequência, a sua marca nas pálpebras.
Algumas vezes o problema das pálpebras ocorre devido a fatores clínicos, não estando indicada qualquer cirurgia (olheiras, edemas, etc.).
Esta pequena cirurgia estética das pálpebras corrige os excessos de gordura, podendo, em certos casos, melhorar o aspeto funcional além do aspeto estético, dando um aspeto rejuvenescido, mais fresco, mas natural, sem ninguém se aperceber que fez uma cirurgia. Não deverá, entretanto, acarretar qualquer prejuízo para o lado da função das pálpebras, desde que a evolução pós-operatória seja normal.
As cicatrizes são quase ou mesmo impercetíveis e localizadas numa prega na pálpebra inferior com uma pequena incisão de 2-3 mm. Quando é na superior fica no canto interno junto ao nariz com mini incisões. Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas e pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquilhagem leve, desde os primeiros dias.
Esta cirurgia é feita sob anestesia local com sedação endovenosa, sem internamento.
Geralmente, não há dor.
O edema (inchaço) dos olhos varia de pessoa para pessoa e pode persistir cerca de uma semana. Existem aqueles/as que já no 4º ou 5º dia se apresentam com um aspeto bastante natural, outros que irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe um maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como é recomendada a utilização de “óculos/máscaras” de geleia frias, nos primeiros 3 dias para diminuir o edema. Somente após o 3º mês é que o resultado está estabilizado. Pode tomar duche, lavar a cara e a cabeça a partir do dia seguinte ao da cirurgia.
A cirurgia dura entre 30 a 60 minutos, não existindo penso pós-operatório.
Não se pode dizer que haja operações sem risco. Para preveni-lo e minimizá-lo são realizadas consultas prévias, pedidos exames e a cirurgia realizada numa sala de operações equipada com todos os sistemas e equipamentos de segurança e emergência.
Embora raras podem haver complicações em qualquer tipo de cirurgia como dor, deiscência (abertura da cicatriz), hematoma, seroma, desconforto ou infeções. O importante é ser seguida e acompanhada ao mais pequeno sinal de alarme. Toda a equipa médico-cirúrgica estará a fazer o melhor possível para as resolver e minimizar consequências. Nesta técnica NUNCA há deformação da pálpebra inferior com ectropion ou “olho redondo”.
Se o que deseja – expectativa – e o que o cirurgião lhe pode proporcionar – resultado – estiver próximo daquilo que pediu, sem dúvida compensa fazer a cirurgia. Entretanto, é importante saber e perceber que
a cirurgia das pálpebras não proporciona um rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pessoas esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia, o que não é possível, embora só esta cirurgia possa proporcionar logo uma melhoria significativa no seu aspeto.
Artigo original aqui