A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal que serve para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfedema, e sendo também muito utilizada no pós-operatório de cirurgias, principalmente na cirurgia plástica.
Esta não emagrece pois não elimina gordura, mas ajuda a diminuir o volume corporal, uma vez que elimina os líquidos que causam o inchaço corporal.
Esta massagem deve ser realizada com manobras suaves e firmes, sempre em direção aos gânglios linfáticos exercendo apenas uma pequena pressão com as mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática, comprometendo os resultados. Como tal o mais recomendado é que seja sempre feita por um profissional capacitado.
Esta ao ativar a circulação potencializa a passagem da linfa pelo sistema circulatório, limpando o sangue das impurezas, desempenhando assim o seu papel imunitário juntamente com os anticorpos sanguíneos.
Assim a drenagem linfática tem vários benefícios:
- Combater o Edema. A Drenagem Linfática, ajuda a reduzir o edema, ajudando a drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
- Promove a oxigenação dos tecidos
- Favorece a cicatrização dos tecidos, pois melhora a irrigação sanguínea, contribuindo assim para uma rápida cicatrização dos mesmos
- Reduz equimoses.
- Estimula a microcirculação, melhorando a circulação sanguínea, reduzindo a sensação de pernas cansadas (pesadas).
Artigo original aqui